Quais as principais características dos rios meandrantes e rios anastomosado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eles são caracterizados pela presença de um canal único, bem definido e com margens estáveis. ... Em relação à razão largura/profundidade, o canal fluvial meandrante sempre a apresenta menor do que 40. Inúmeros depósitos aluvionares, como as planícies de inundação, estão relacionados a rios meandrantes.
Resposta:
Os rios meandrantes ocorrem em regiões de clima úmido e cobertas por mata ciliar, sua principal característica é sua alta sinuosidade, que são formadas a partir da erosão progressiva das margens côncavas e a deposição nos leitos convexos, assim se formam os chamados meandros: as curvas acentuadas de um rio. Em relação à razão largura/profundidade, o canal fluvial meandrante sempre a apresenta menor do que 40. Inúmeros depósitos aluvionares, como as planícies de inundação, estão relacionados a rios meandrantes.
Os rios anastomosados são caracterizados pela presença de dois ou mais canais estáveis que se encontram em regiões de subsidência. Eles possuem baixa energia, estão interconectados, se desenvolvem em áreas úmidas e alagadas, formam várias ilhas alongadas recobertas por vegetação, etc. Essas ilhas são essenciais na caracterização e formação desse tipo de canal fluvial porque são as responsáveis por subdividir o canal em vários. Esses bancos de sedimentos são depositados porque os rios anastomosados não tem energia suficiente para transportar os sedimentos por todo seu curso. Por essas razões, eles são, geralmente, encontrados em regiões de clima úmido, já que dependem fortemente da ação da vegetação na fixação das margens. Eles apresentam pouca razão largura/profundidade (inferior a 10) e alta sinuosidade (superior a 2).
Explicação: