História, perguntado por vitoriabomfim2p8y3tk, 1 ano atrás

Quais as principais características dos governos no período regencial?

Soluções para a tarefa

Respondido por SofiaDinizLkn
6

D.Pedro II tinha apenas 5 anos, ou seja, nao podia assumir o trono até atingir a maior idade. Por isso, 3 regentes teriam que governar o país. Isso estava previsto na constituição. Esse é um período bastante conturbado e instavel.

As provincias do sudeste (RG,SP e MG) controlavam o país. Os impostos iam diretamente para lá e depois distribuidos pelo pais, eles decidiam os líderes políticos de todas as regiçoes. E por isso, as demais provincias do país se rebelaram pois queria maior autonomia fiscal, política e administrativa. Principais rebeliões: Cabanagem, Sabinada, Balaiada e Farroupilha.

Haviam 3 grupos politicos: moderados, exaltados e restauradores. Os moderados ganharam nas votações e se dividiram em progressistas que eram a favor do Ato Adicional e regressistas que eram contra esse ato e ficaram conhecidos como partido liberal (progressistas) e partido conservador (regressistas). O ato adicional foi uma jogada politica feita pelos regressitas para abafar as revoltas, dizendo-se um ato progressista, mas na verdade era regressita. Ou seja, no nome era progressista, mas por tras de tudo era regressista. Foi um ato feito para conter os avanços da força radial. "Dar alguns aneis antes que peçam os dedos".

Período dividido em dois: Regencia Trina e Regencia Una.

Esse período acabou com o Golpe da Maioridade em que D.Pedro II faz 15 anos, ou seja, ele assumiu o poder antes da data prevista na constiruição que era para ser 18 anos.



Perguntas interessantes