História, perguntado por cristiantrajano96, 7 meses atrás

Quais as principais características de Esparta(localização, forma de governo, educação, sociedade, órgãos do governo) ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sandrinha991109115
3

Resposta:Ao estudarmos a Grécia Antiga, temos uma falsa impressão sobre a organização dessa civilização clássica. Em geral, os livros didáticos falam repetidamente sobre as características da Grécia como se tratassem de um povo dotado de características comuns. No entanto, ao conhecermos sua organização política descentralizada, acabamos tendo fortes indícios de que, dentro do “mundo grego”, existiam povos com diferentes costumes e tradições.

Explicação:

espero  ter ajudado

Respondido por brunoyotz
1

Resposta:

Localizada no interior do Peloponeso, organizou-se como se fosse uma fortaleza. Os espartanos eram educados como soldados. Era uma cidade militarista, aristocrática e conservadora.  

Era dividida em:

ESPARCIATAS OU CIDADÃOS: nobres, de número extremamente reduzido, eram os administradores e chefes militares.  

PERIECOS: proprietários de terras, comerciantes, artesãos, soldados.

HILOTAS: servos do Estado, trabalhavam nos lotes de terra concedidos pelo Estado aos cidadãos.

Esparta era governada por 2 reis,que exerciam funções  de caráter militar e religioso, em tempos de guerra um  deles ia para a guerra.

Contavam com o auxílio de outros órgãos. O poder era dividido em:

Gerúsia ou Conselho dos Anciãos: composta por 28 membros vitalícios com mais de 60 anos, elaborava as leis e decidia sobre os assuntos de política externa: guerras e acordos.

Ápela ou Assembléia Popular: participavam os espartanos com mais de 30 anos,podiam participar das eleições da Gerúsia e eleger os éforos.

Éforos: eram cinco, vigiavam as ações dos reis,dirigiam a educação e exerciam a política do estado. Como membros da classe mais rica, mantinham o poder com o estava.

Na educação, o objetivo era dar ao indivíduo um nível de perfeição física, coragem e obediência, que o tornasse o soldado ideal. Até os 7 anos, o menino ficava aos cuidados da mãe. A partir dos 7 iam para casernas públicas, uma espécie de quartel, onde trabalhavam e aprendiam a caçar, limpar e obedecer. Dos 10 aos 18 anos aprendiam as artes da guerra. Dos 20 aos 30 anos seu treino era na Guerra.

Perguntas interessantes