Quais as principais características da vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Resposta:
- Movimento
- Energia
- Composição Química
- Desenvolvimento
- Armazenamento de Informação genética
- Reprodução
- Célula
- Evolução
- Respondem a estimulo
Explicação:
# Características da Vida.
São aquelas características que somente os seres vivos apresentam.
A unidade da biologia e menor porção da vida é a célula. Esta célula tem diferentes constituições e propriedades exclusivas delas. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são preenchidos de células.
Quando nos referimos à capacidade de movimentação, estamos falando de uma ação voluntária, que um ser vivo faz por si próprio. Os animais se movimentam rápida e ativamente, nadando, correndo ou voando sendo, portanto, mais facilmente identificável.
Não se pode conceber a vida sem a presença de energia. Energia é o “combustível” necessário para que o ser vivo possa realizar suas funções vitais. Os seres vivos obtêm a energia a partir dos alimentos orgânicos principalmente açúcares. Os organismos que conseguem sintetizar esses açúcares são chamados de autótrofos (do grego auto = por si próprio e trofos = nutrição). É o que acontece com as plantas, que são capazes de sintetizar esses açúcares a partir da água e do gás carbônico, através de reações químicas que necessitam de luz, realizando um processo denominado fotossíntese. Por outro lado, há organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. Necessitam, então, ingerir vegetais ou outros animais para se alimentarem. Esses organismos são chamados heterótrofos (do grego heteros = outro, diferente e trofos = nutrição) e como exemplos temos os animais.
Todos os seres vivos respondem a estímulos que podem ser físicos ou químicos, como por exemplo, a mudança de temperatura, de luminosidade, de pressão ou de composição química do ambiente em que vivem.
Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar outros seres semelhantes a si mesmos. É por meio da reprodução que as espécies se mantêm através dos tempos. É ela que explica o porquê, em condições normais, um ser vivo morre, mas a espécie não desaparece. A reprodução pode ser considerada a característica essencial e principal da vida da vida.
Desenvolvimento está relacionado com os diferentes estágios por quais os seres vivos passam, entre este temos: nascimento, crescimento, reprodução e morte.
Comum a todos os seres vivos é a composição química. Basicamente, a vida é constituída de Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O) e Nitrogênio (N) – C H O N. Em menor quantidade, também aparece Fósforo (P) e Enxofre (S).
Outro marcante na vida são os Ácidos Nucleicos de potencial ao armazenamento de informações genéticas. Eles são o Ácido Ribonucleico (RNA) e o Ácido Desoxirribonucleico (DNA). Todo ser vivo possui ao menos um desses.
Por fim, a Evolução encerra as características. Apenas os seres vivos evoluem, de acordo com as adaptações aos ecossistemas. O produto dessas modificações são as espécies e a diversidade.
Espero ter ajudado! ^-^