Quais as principais características da guerra fria?
Soluções para a tarefa
A Guerra fria foi o período da história que vai de 1945 até 1989
- 1945 foi o ano que findou-se a Segunda Guerra Mundial
- 1989 foi exatamente o ano que tivemos a queda do muro de Berlin, simbolizando toda uma transformação política que a Europa e o mundo apresentava.
E a Guerra fria que vai de 1945 à a 1989, ela foi marcada por uma disputa entre norte-americanos e soviéticos.
- O EUA defensor do regime capitalista.
- O URSS defensores de regime socialista.
E a rivalidades sobre essas duas superpotência geraram aquilo que ficou conhecido comoBIPOLARIZAÇÃO PLANETÁRIA, ou seja, o mundo se divide em dois grandes blocos antagônicos.
- um que é capitalista.
- e outro que é socialista.
EUA e URSS, também fizeram com que durante a guerra ocorresse aquilo que foi denominado como corrida armamentista.
Resposta:
A Guerra Fria foi entre os EUA e a União Soviética. Tendo em vista isso criou-se várias medidas, tais como:
- Paz armada: corrida armamentista, espalhando exércitos em seus países aliados. Enquanto houvesse equilibrio bélico, a paz estaria assegurada. Exemplos disso foram as criações da OTAN e do Pacto de Vasóvia. Uma "Cortina de Ferro" foi criada, instalando em pontos estratégicos armamento anti-invasão em grandes territórios europeus.
- Corrida Espacial: disputa na exploração do espaço para marketing: mostrar ao mundo qual país era mais avançado.
- Combate ao comunismo: essa foi a principal meta dos EUA, usando meios de comunicação para defender o "jeito americano de viver".
- A divisão da Alemanha: foi criada após a WWII entre os dois países, nas zonas de influência dos países vitoriosos da guerra. Em 1961, o Muro de Berlin foi erguido para separar as zonas capitalistas e socialistas entre si.
- Plano Marshall e COMECON: o Plano Marshall foi criado pelos EUA para dar auxílio aos aliados capitalistas após a guerra, enquanto a COMECON foi para a União Soviética auxiliar os aliados socialistas no eixo Eurásia.
- Interferências Diretas e Indiretas: os EUA foram os principais na interferência de planos e combates por todo o mundo contra a expansão do comunismo. Exemplos: a Guerra da Coréia, com o Norte defendida pelo socialismo soviético e o Sul pelo liberalismo norte-americano, o que no final gerou a separação de ambas; a Guerra do Vietnã, a maior campanha dos EUA contra a expansão socialista, o que sucumbiu ao poderio militar vietnamita apoiado pelos soviéticos; e a Operação Condor, auxiliada militarmente indiretamente pelos EUA em favor dos golpes de Estado na América do Sul pelos militares contra a interferência comunista suspeita se estar se instalando.