Quais as portas do Arduíno UNO tem a função PWM
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Arduino possui diversas portas PWM, isto é, portas com a funcionalidade de Pulse Width Modulation, capazes de variar a largura de pulso de um sinal digital. Assim, com a função PWM é possível efetuar o controle de velocidade ou posição de motores, intensidade de brilho de LEDs e controle de LEDs RGB, possibilitando até mesmo obter diferentes cores por meio das combinações possíveis. Portanto, o objetivo desse artigo é mostrar o que é o PWM, como ele funciona, quais suas aplicações e como programar o PWM no Arduino.
Explicação:
PWM (Pulse Width Modulation) ou Modulação de Largura de Pulso, utilizado em sistemas digitais, consiste em uma técnica para variar o valor médio de uma forma de onda periódica. Assim, é possível controlar em uma onda quadrada o tempo em que ela fica em nível lógico alto, mantendo sua frequência, mas alterando o seu valor médio de tensão ao longo do tempo. Dessa forma, seria como se um circuito, cuja fonte de tensão fornece 10 volts, tivesse uma chave que fica abrindo e fechando em uma determinada frequência. P = Potência Média (Watts)
t = Tempo (segundos ou milissegundos)
V = Tensão fornecida pela fonte (Volts)
I = Corrente (Amperes)
Essa fórmula serve para encontrar a porcentagem do tempo em que o sinal está em nível lógico alto, e multiplicar pela potência máxima. Dessa forma, é possível estimar a potência média de um sinal em PWM.
Portanto, o PWM é controlado variando a largura de um pulso para controlar o ciclo do sinal aplicado a uma carga, e consequentemente, sua potência
Resposta:
as portas com função PWM estão do lado digital que são:
~3 / ~5 / ~6 / ~10 / ~11.
Explicação: