Quais as novas religiões que surgiram devidos reforma, quem as estabeleceu e seus fundamentos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
No Renascimento, as críticas à Igreja se manifestavam em diversos meios. As obras de Erasmo de Roterdã, Thomas Morus, John Wyclif e João Huss continham severas críticas aos problemas anteriormente apontados. Dessa forma, a transformações que se seguiam na Idade Moderna trouxeram à tona a criação de instituições religiosas com uma diferente base doutrinária cristã. Entre essas novas instituições podemos destacar o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo como exemplos das novas religiões protestantes surgidas no século XVI.
Luteranismo:
A Igreja Luterana é uma das principais igrejas cristãs do mundo, com 85 milhões de fiéis, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão. Surgiu a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica, até então a única Igreja cristã existente no ocidente, o que originou a Reforma Protestante. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses.
Calvinismo:
O calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, iniciado por João Calvino em Genebra no século XVI. Atualmente, o termo também se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Reformadas. O sistema costuma ser sumarizado através dos cinco pontos do calvinismo.
Anglicanismo:
Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534. Ele surgiu quando o rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas pelo fato de a sua descendência ser comprometida em decorrência de entre os filhos que tiveram apenas uma única filha sobreviver, o rei não tinha um descendente que assumisse o trono em seu lugar.
Deste modo, o rei pretendia se divorciar para se casar novamente. Porém, o pedido de anulação de seu casamento não foi aceito pelo papa Clemente VII.
Logo, no ano de 1534, o rei obrigou - através do chamado Ato de Supremacia - que fosse criada a igreja anglicana, com a qual sobrepunha o poder do Estado sob o poder da Igreja.
Além de deixar de estar sob a autoridade o papa, garantindo, assim, a ampliação do poder da monarquia, o Estado expropriava inúmeras terras pertencentes à Igreja. Nesse momento, a igreja na Inglaterra deixa de ser católica romana e passa a ser católica reformada.
Espero ter te ajudado :)
Perguntas interessantes