Quais as mudanças fisicas e quimicas do periodo Ordoviciano
Soluções para a tarefa
Assim como o antecessor Período Cambriano, o Período Ordoviciano também é subdivido em três épocas distintas: Ordoviciana Inferior (mais antiga), Média e Superior (mais recente). O período data de 488 milhões de anos atrás até 443 milhões e trouxe grandes mudanças geológicas ao planeta devido ao surgimento de graptozoários planctônicos.
O termo Ordoviciano foi cunhado pela primeira vez pelo geólogo inglês Charles Lapworth em 1879 e foi caracterizado pelo aparecimento constante de terremotosnos continentes, deslocando os granitos e rochas como graptolitos. Com isso, áreas que estavam submersas começaram a emergir, principalmente as regiões da Europa, América, Oceania e norte da África.
Naquele tempo, o planeta tinha uma divisão continental similar ao Período Cambriano. O clima permanecia ameno no maior pedaço geográfico do globo, mas o continente de Gondwana, que compreendia o território da Antártica, estava começando a esfriar com a drenagem dos mares rasos.
Com o surgimento das primeiras geleiras, muitas criaturas foram extintas, pois não estavam acostumadas com a temperatura baixa. Estudiosos estimam que cerca de 60% do bioma tenha sido completamente extinto – 25% dele somente de animais marinhos invertebrados.
De fato, no Período Ordoviciano os animais invertebrados surgiram aos montes. Apareceram os primeiros escorpiões marinhos, moluscos cefalópodes (que pareciam lulas e polvos), trilobites, corais e peixes sem mandíbulas.
Na flora, prevaleciam os vegetais fixados à terra, como as primeiras algas marinhas nas regiões oceânicas.