História, perguntado por jenniclaudetep9r794, 1 ano atrás

Quais as medidas de governo de Julio Cesar? Por que ele foi morto?

Soluções para a tarefa

Respondido por Juliacmm
4
Júlio César governava sentado em trono de ouro. Os senadores eram obrigados a aprovar projetos de lei que não haviam lido. Ele aumentou em mais de 300 o número de membros do Senado, nomeando amigos para os novos postos. Em termos militares, tinha ainda grandes planos. Queria conquistar o reino dos Partos (região entre o mar de Aral e o mar Cáspio), para formar uma nova monarquia mundial.

Júlio César realizou um conjunto de reformas sociais ferindo os interesses da classe dominante. Entre elas, a ampliação do direito à cidadania romana aos habitantes das províncias; a fundação de várias colônias fora da Itália; proibiu o abuso do luxo, e construiu diversas obras públicas (estradas em todos os domínios do Império, melhorias em Roma, drenagens dos pântanos). A aristocracia ficou obrigada a empregar pelo menos um terço dos homens livres em suas terras e a introdução de cidadãos estrangeiros no senado.

Caio Júlio César foi morto por haver desprezado a opinião dos seus adversários. Supõe-se que seus assassinos não tinham apenas motivos políticos, como também agiram por inveja e orgulho ferido. Matar um tirano, na época, não era considerado crime. Não há, porém, consenso entre os historiadores de que Júlio César tenha sido um tirano. Muitos de seus planos não foram concretizados, mas ele deu uma orientação completamente nova ao desenvolvimento do Império Romano.
Respondido por Victor30vic
1

Júlio Cezar criou uma forte política expansionistas, conseguido, por meio desta o território do Egito, fez várias obras públicas, concedeu o direito de cidadania aos estrangeiros, incluiu o mês de "Julho" no calendário, em sua homenagem, promoveu drenagens nos pântanos, o que fazia com que houvesse mais terras férteis e ordenou que os aristocratas contratassem mais homens livres para trabalhar nas mesmas. O imperador controlou as revoltas da plebe, pois ampliou o direito a cidadania e condenou, de certa forma, o luxo excessivo dos aristocratas. Foi assassinado por 2 senadores, acusado de estar tentando adotar uma monárquica em roma, ou seja, o acusaram de ser um tirano.

Perguntas interessantes