História, perguntado por slvaleo57, 7 meses atrás

Quais as medidas adotadas no governo Lula para diminuir as desigualdades?

Soluções para a tarefa

Respondido por eloaasheley8
1

Resposta:

Em 1.° de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva vai passar a faixa presidencial para sua sucessora, a também petista Dilma Rousseff. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, pós-doutor pela Universidade de Columbia (EUA) e professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas-SP, avalia que a história do país será contada em antes e depois de Lula. E que o grande legado do governo petista é a redução da desigualdade social no país. Ele ainda prevê que o governo de Dilma, assim como ocorreu com Lula e com FHC, terá escândalos devido ao sistema de presidencialismo de coalizão do Brasil.

Em 2002, quando Lula foi eleito, os jornais noticiaram que o 1.º líder da esquerda chegava ao poder no Brasil. Oito anos depois, o senhor acredita que Lula ainda é um líder de esquerda?

Preponderantemente sim, se considerarmos que a grande mudança que houve durante esses oito anos de mandato foi a redução significativa da desigualdade econômica. Se você avaliar o índice que mede a desigualdade, o Gini, nos últimos 20 anos houve dois momentos fundamentais de declínio da desigualdade. O primeiro foi o Plano Real. Com o fim da inflação, automaticamente há uma melhora dos setores mais pobres, que não tinham mecanismos para fugir da inflação. Depois, o segundo momento foi durante o governo Lula. Não precisando mais controlar a inflação, ele implantou mecanismos de redistribuição de renda por aumento do salário mínimo e transferência direta de renda. Portanto, se o que define a esquerda é a luta pela igualdade, podemos dizer que esse foi de fato um governo de esquerda

Perguntas interessantes