Quais as maneiras de aferir a frequência cardiaca no método de aplicação
Soluções para a tarefa
Como medir a frequência cardíaca?
Tem 2 formas. Ou você utiliza um monitor cardíaco ou faz manualmente. Caso ainda não tenha um monitor cardíaco, o cálculo no modo manual é bem simples. Basta pegar a sua idade e diminuir por 220. Exemplo: se você tem 28 anos, é só fazer a conta 220-28 = 192 BPM (batimento por minuto). Assim, a FCM (frequência cardíaca por minuto) é de 192. Em situações em que ocorra a prática de exercícios leves a intensos, o resultado deve ficar entre 55 a 75% desse cálculo. Porém, isso vai depender de cada atividade. Claro que, em uma corrida em ritmo moderado, o resultado será diferente de uma caminhada em um ritmo mais leve. Por isso é tão importante saber qual o limite do seu coração.
Como medir meus batimentos pela pulsação?
Existem 2 formas conhecidas para medir os batimentos cardíacos, podendo ser sentidas tanto no próprio pulso quanto no pescoço. E é bem prático, principalmente quando não há um monitor cardíaco por perto.
No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação. Em ambas as situações, conte até 10 segundos e multiplique os batimentos por 6. Esse será o resultado em batimentos cardíacos por minuto.
Espero que seja isso o que vc quer. Bons estudos