Quais as leis para estabelecer a consolidação dos estados modernos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como a época feudal foi marcada por um poder político controlado pelos senhores, depois da crise e com a ascensão das transações comerciais, a burguesia passa a objetivar o estabelecimento de meios que assegurem seu papel de destaque no desenvolvimento político e socioeconômico.
A consolidação do Estado Moderno se desenvolveu no contexto de domínio total da figura do rei, soberano, caracterizando o Estado como absolutista.
Para dar poder total a alguém é necessário se utilizar de mecanismos que justifiquem a conversão de tantos poderes a um soberano só, a citar:
• Poder militar, equivalente ao poder de polícia hoje, para ter certeza de que a ordem pública será mantida, na contenção de revoltas, por exemplo;
• Parte burocrática: pessoas que possam servir ao rei, cumprindo suas ordens e ajudando em tarefas administrativas;
• Moeda única para estabelecimento das transações comerciais;
• Aspectos padronizados: idioma oficial, leis, aspectos culturais bastante padronizados, incentivando a criação da identidade nacional; e
• Tributos: pagamento de taxas e impostos obrigatórios constituindo um dever social.
⠀
2 ABSOLUTISMO
Para se manter no poder, a burguesia fomentou um papel muito importante de apoio ao rei, pois o rei precisava de proteção e segurança em seu poder absoluto, do outro lado, a burguesia queria mesmo um poder que fortalecesse a economia, pois dessa forma, suas relações comerciais também estariam fortes.
A Igreja Cristã, por sua vez representada pelo clero, apoiava o rei para que eles também se mantivessem no poder e tivessem uma série de privilégios e riquezas.
A população mantinha as demais classes e era sobrecarregada com impostos e diversas obrigações. Explorados, eram constantemente coagidos e reprimidos.
Explicação: