Saúde, perguntado por jessicaduarte700, 8 meses atrás

Quais as funções das estruturas do encéfalo e medula espinhal?

Soluções para a tarefa

Respondido por gerlly1209
9

Resposta:

As diversas estruturas do encéfalo trabalham juntas para garantir o funcionamento adequado do organismo e, consequentemente, a nossa sobrevivência.

Partes do encéfalo

  • Cérebro: Parte mais desenvolvida do encéfalo humano, representa cerca de 78% do peso dessa estrutura. Destaca-se por suas pregas, sulcos e depressões característicos. O cérebro é formado por duas porções: o hemisfério direito e o esquerdo, que estão conectados pelo corpo caloso. A porção mais externa do cérebro é o córtex cerebral, que é formado por corpos celulares de neurônios e apresenta coloração escura (substância cinzenta). Já a região mais interna apresenta coloração mais clara (substância branca) e é constituída por dendritos e axônios. O cérebro está relacionado, entre outras funções, com atividades sensoriais, movimentos, aprendizado, percepção, inteligência e memória.
  • Mesencéfalo: Parte do encéfalo relacionada com o tônus muscular e a postura corporal. Além disso, desempenha importante papel na coordenação de reflexos visuais e na integração de informações sensoriais.
  • Cerebelo: Localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras.
  • Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações.

  • Bulbo Raquidiano: Essa estrutura, que é a última porção do encéfalo, controla o batimento cardíaco e a respiração. Além disso, atua em reflexos de deglutição, vômito e tosse.

  • Tálamo: Região localizada logo abaixo do cérebro que recebe mensagens sensoriais, com exceção das do olfato. O papel principal do tálamo é classificar o estímulo e enviá-lo para o local apropriado de processamento.

  • Hipotálamo: É uma pequena estrutura que está relacionada com a temperatura do corpo e com o relógio biológico. Relaciona-se também com a fome, sede e comportamento sexual.

Proteção do encéfalo

O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a mais externa, e a pia-máter, a mais interna. A membrana dura-máter e a aracnoide são separadas por um espaço denominado de subdural. Já a aracnoide e a pia-máter são separadas pelo espaço subaracnoide, no qual circula o líquido cerebrospinal ou cefalorraquidiano.

Explicação:

A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. A medula espinhal ocupa toda a extensão do canal vertebral no indivíduo adulto. Da ponta da medula espinhal sai um filamento terminal, que vai até o cóccix.

A medula espinhal está envolvida pelas mesmas três meninges que envolvem o cérebro: dura-máter, aracnóide e pia-máter.

Funções

A medula espinal abriga diversas estruturas nervosas, e por isso, tem funções como:

- Transmissão e processamento de informações sensoriais dos membros e tronco.

- Envolvimento na transmissão e regulação de sinais de vísceras.

- Controle dos movimentos do corpo, através dos circuitos com os músculos.

espero ter ajudado :)


rochataissa: Obrigada,
Perguntas interessantes