Apontar as diferentes áreas de conhecimento atribuídas ao legados dos egípcios. De exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Matemática
Entre todos os ramos da ciência que desenvolveram, o mais avançado foi a matemática. No papiro Rhind vemos como chegaram a dominar a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão.. O chamado Teorema de Pitágoras tem o seu precedente no Egito.
Geometria
A necessidade de voltar a marcar os limites dos terrenos ao baixar o nível das águas do Nilo impulsionou o desenvolvimento da geometria e dos instrumentos de medição para o cálculo de áreas, volumes e até mesmo do tempo.
Arquitetura
Os arquitetos reais, com seus conhecimentos de física e geometria, erigiram edificações monumentais e organizaram o trabalho de grandes grupos de artistas, artesãos e trabalhadores. A única das sete maravilhas do mundo que ainda perdura, a pirâmide de Quéops, é um bom exemplo do grau de aperfeiçoamento alcançado nas ciências aplicadas.
Medicina
Os médicos, sunu "os homens dos que sofrem ou estão enfermos", eram educados em escolas especiais, as casas da vida, como as de Saís e Heliópolis. A medicina era gratuita e estava vinculada aos templos.
Química
A alquimia egípcia é conhecida principalmente através dos escritos de antigos filósofos gregos, que por sua vez sobreviveram, frequentemente, apenas em traduções islâmicas. Praticamente não existe nenhum documento egípcio original sobre alquimia. Não obstante, recentes expedições arqueológicas terem desenterrado evidencias de análises químicas durante os períodos da Cultura de Nacada. Outras evidências indicam claramente que os alquimistas do antigo Egito haviam inventado a argamassa de cal já em 4 000 a.C. e o vidro em 1 500 a.C., e fabricavam-se cosméticos, faiança e também pez para a construção naval.