Quais as fontes de energia utilizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste? E como elas são produzidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fontes de Energia
Fontes de energia não renováveis
As fontes de energia que pertencem a este grupo são finitas ou esgotáveis. Para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão. Quanto mais usamos as fontes de energia não renováveis, menos teremos no estoque total. São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
As fontes de energia não renováveis também são conhecidas como fontes de energia convencionais, quando formam a base de suprimento (fornecimento) de energia (veja Matriz Energética).
Como podemos usá-las sem que o estoque acabe rapidamente? Explorando racionalmente os recursos existentes; promovendo a eficiência no uso e investindo em ciência e tecnologia para o desenvolvimento de fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar, entre outras) que possam substituir as não renováveis.
Fontes Fósseis
As fontes fósseis são: o carvão mineral, o gás natural e o petróleo e seus subprodutos. Estes recursos foram formados há milhões de anos, a partir do depósito de matéria orgânica (plantas e animais mortos) submetida a condições especiais de temperatura e pressão (aprenda mais sobre os fósseis aqui).
Ao longo dos anos, animais e plantas mortos foram se depositando no fundo dos mares
Esses animais e plantas foram cobertos por camadas de sedimento, sendo pressionados sob elas
Após milhares de anos essa matéria orgânica se transformou em petróleo e gás natural ficando presa em reservatórios com água
Dentre os maiores produtores atuais de petróleo e gás natural estão Rússia, Arábia Saudita, Estados Unidos e Iraque (veja o mapa aqui). Em alguns locais, como no Canadá, pode ser encontrado petróleo em areias próximas à superfície.
No Brasil, o petróleo tem sido produzido principalmente no litoral da região Sudeste. Você já deve ter ouvido falar também do petróleo do "Pré-sal", que também fica nessa região (veja o mapa aqui). Esse petróleo encontra-se a grandes profundidades e abaixo de camadas de sal encontradas no subsolo marinho.
Caso queiram saber sobre o caminho que o petróleo e o gás natural percorrem para sair de dentro da terra para nossas casas, nossos carros, etc, acessem O que são combustíveis e Infográficos!
Você sabia?
O Petróleo além da energia
O petróleo está na sua vida muito mais do que somente para movimentação de máquinas e veículos. Ele está presente 24 horas por dia. Quando você acorda de manhã, vai escovar os dentes com uma escova de plástico proveniente do petróleo. A água que você utiliza percorre seu caminho até a torneira em tubos de PVC, uma substância proveniente de petróleo. Roupas, meias e sapatos podem ter derivados de petróleo.
Na sua casa existem utensílios de plástico para guardar e conservar alimentos, garrafas de plástico para guardar água, leite, sucos e refrigerantes. Os alimentos foram produzidos com adubos e defensivos agrícolas cuja base é o petróleo. Na escola, o material que você usa, como: caneta, cola, durex, tintas e pincéis contém produtos de petróleo.
Enfim, você pode observar o seu dia a dia e verá a importância do petróleo na sua vida e de milhões de pessoas no mundo. E no fim do dia quando você for dormir, continuará utilizando petróleo: se o seu colchão e travesseiro forem de espuma, você dorme sobre produtos derivados do petróleo.
Mas não se esqueça de reutilizar ou reciclar o plástico, para evitarmos que ele cause danos à natureza!
Já o carvão mineral se encontra em "jazidas" (locais onde haviam florestas e pântanos que deram origem a esse recurso), que se formaram há mais de 200 milhões de anos (Aprender mais aqui).
Antes da época dos dinossauros, havia plantas gigantes e pântanos espalhados pelo mundo
Após sua morte, estas plantas foram cobertas por camadas de terra e sedimento
A pressão e o calor fizeram com que estas plantas se transformassem em reservatórios de carvão mineral
As principais jazidas se localizam nos Estados Unidos, Rússia e China (veja o mapa aqui). E no Brasil, o carvão mineral ocorre predominantemente na região Sul (veja o mapa aqui).
Você sabia?
Outros usos da energia nuclear
Dentro do reator ocorrem reações que podem transformar parte do urânio em outro elemento, o Plutônio, que pode ser utilizado também para obter energia ou em armamentos atômicos.
Curiosidade: outro tipo de reação nuclear é a fusão. Ela ocorre no sol e ao contrário da fissão, ela funde (une) dois átomos de hidrogênio para formar outro elemento, o Hélio. Este processo também libera muita energia na forma de calor, mas necessita de condições muito especiais para acontecer. Atualmente, existem pesquisas em desenvolvimento para aproveitamento da energia gerada pelo processo de fusão.