quais as ferramentas da qualidade podem ser utilizadas na modelagem de processos logísticos? Exemplifique
Soluções para a tarefa
PDCA (Plan-Do-Check-Adjust ou Planejamento / Execução, Checagem, Ação), é uma ferramenta de gestão baseada em quatro passos para correção de erros e foco na melhoria contínua de processos e produtos. Este método de gestão se fundamenta em um ciclo, ou seja, todo o planejamento e ação desenvolvidos nele, não possuem um final pré-estabelecido.
5W2H é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo facilitar a elaboração de planos de ação, funcionando como um checklist, onde são mapeadas as atividades que precisam ser desenvolvidas. Com esta metodologia é possível observar com clareza o planejamento das atividades e elaboração de projetos.
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é uma metodologia japonesa (QC-Story) para análise e solução de problemas. Baseado em 8 etapas, este método procura identificar o problema e solucioná-lo de maneira efetiva.
PARETO
princípio de Pareto, também conhecido como princípio 80-20, é um método de análise que pode ser utilizado para medir a produtividade de uma empresa. Seu princípio se baseia que 80% dos resultados decorrem de 20% das causas e vice versa.
O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe, ou Diagrama 6M, é uma ferramenta utilizada para a melhoria e controle da qualidade nas empresas. Com ele é possível estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema, agrupando-os em 6 diferentes causas possíveis: materiais, métodos, máquinas, mão-de-obra, meio ambiente e medidas.