quais as etapas extrativista do latex
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, Bom dia!! Como vai??
Explicação: O látex, líquido esbranquiçado e de aspecto viscoso, composto basicamente por hidrocarbonetos, incluindo pequenas porcentagens de proteínas, carboidratos e lipídios, é extraído por meio de incisões na casca da seringueira, processo que é chamado de sangria.
Nesse método, é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, em um corte inclinado a 30º, permitindo o escoamento da seiva, que desemboca em pequenas canecas afixadas no tronco da árvore. “O látex coagula muito rápido, e para evitar isso, é preciso diluí-lo em uma solução de amônia. Como o Sol também afeta a propriedade da seiva, o trabalho de sangria começa ainda bem cedo para que não haja diminuição da produção. Uma seringueira pode produzir, em média, de 40 a 60 gramas de seiva por dia, chegando no máximo a 100 gramas, e sua extração pode ser feita por mais de 20 anos”, aponta a pesquisadora.
Depois de extraído, há algumas formas de armazenamento do látex para sua posterior comercialização. Antes disso, quando coagulado, ele é introduzido em máquinas específicas que o moem, denominadas de mastigadoras. Nesse momento, o material é misturado e empastado, separando as impurezas. São misturadas à borracha substâncias como o enxofre, que a torna mais dura, porém mantém sua elasticidade.
Espero ter ajudaado!! Marca como melhor se possível