Quais as diferenças existentes entre capitais produtivos e capitais especulativos
Soluções para a tarefa
O capital especulativo costuma ficar restrito a operações no mercado financeiro. Ele não é, portanto, materializado na economia real.
Já o capital produtivo é aquele que cria valor por meio da transformação de insumos, incluindo a força de trabalho. É desse valor agregado que sai o lucro do investidor.
Uma diferença importante entre esses dois tipos de capital é a sua estabilidade. Enquanto o capital especulativo busca retornos de curto prazo, o capital produtivo tem como horizonte o longo prazo. Por isso, uma economia que cresce mais baseada na entrada de capital especulativo do que produtivo é mais vulnerável a crises.
Isso acontece porque o capital especulativo é volátil. Em um mundo marcado pelos rápidos fluxos internacionais, o capital especulativo pode deixar um país em massa com a mesma velocidade com que entrou.
Já o capital produtivo é alocado em investimentos como plantações, fábricas ou outros tipos de empresas e, por isso, tem menos mobilidade. Em caso de um esfriamento da economia, é mais fácil vender ações e transferir o dinheiro do que tomar a decisão de desistir de uma operação mais complexa, de produção.