Quais as diferenças entre o mundo sensível e o mundo das ideias na teoria de Platão?
Soluções para a tarefa
Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata.
No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas.
O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão. No entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna, e tem um tempo de duração.
Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos filósofos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento. Se, para Heráclito tudo está em constante movimento, mas nada dura para sempre. Já para o pensamento de Parmênides este movimento é apenas uma ilusão, pois se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.
Resposta:
D
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Platão apresenta sua concepção da verdade na teoria das ideias para dar conta do problema do conhecimento (e da possibilidade de se fazer ciência sobre as coisas). A solução platônica de tal problema repousa na distinção entre “mundo sensível” e “mundo das ideias”. No mundo das ideias, teríamos os modelos eternos, imutáveis e perfeitos das coisas perecíveis, mutáveis e imperfeitas que percebemos no mundo sensível.