Quais as diferenças da matemática financeira?
Soluções para a tarefa
Educação financeira à tem por propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, as suas decisões de poupança e investimento , consumir de forma consciente e ajudar a prevenir situações de fraude. Esta educação ganha importância com o aumento progressivo da complexidade dos mercados financeiros e produtos financeiros, e de mudanças demográficas, econômicas e políticas.
Matemática financeira à utiliza uma série de conceitos matemáticosaplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação ) e como isso é aplicado a empréstimos , investimentos e avaliação financeira de projetos.
Comparando as duas definições, concluímos que educação financeira é completamente diferente de matemática financeira. A educação financeira está ligada a emoção, hábitos e atitudes. Enquanto a matemática financeira é um conhecimento técnico de fórmulas matemáticas para se calcular valor de juros, saber o valor presente de uma dívida etc.
Por isso que encontramos, muitas vezes, pessoas com muito pouco conhecimento matemático financeiro (ou seja conhecimento técnico) sem dívidas, com reserva financeira para emergência e um patrimônio legal. Também encontramos pessoas com muito conhecimento técnico (formal), totalmente endividadas, sem reserva financeira para emergência, vivendo um padrão de vida fora da sua realidade financeira.
Eu acredito que o mais importante é o indivíduo possuir educação financeira e pouco conhecimento em matemática financeira; o ideal seria unir os dois, pois a pessoa iria viver dentro de sua realidade financeira e ainda construir um bom patrimônio para sua aposentadoria e família.
O que é matemática financeira?
- O conceito de matemática financeira é muito simples de entender, pois podemos defini-la como:
"Campo da matemática responsável por abordar assuntos relacionados ao campo financeiro, tais como os estabelecidos nas relações sociais de compra, venda, empréstimo, etc:
APLICAÇÕES
Algumas aplicações da matemática financeira se dá no cálculo de:
- Juros ( simples e composto)
- Empréstimo e financiamento;
- Parcelas e condições de pagamento;
- Fluxo de Caixa;
- Valor Presente e Valor Futuro;
- Este breve resumo da matemática financeira nos permite compreender que ela estuda a parte numérica das relações de bem e consumo estabelecidas na sociedade;
- Ou seja, há enfase nas relações financeiras e no produto resultante dela para ambas as partes negociadoras;
- Como você pode ver acima, a matemática financeira possui inúmeras aplicações, por isso, saber tudo sobre matemática financeira é algo que requer muito estudo.
- Portanto, vamos abordar aqui um dos principais e mais comuns assuntos de matemática financeira: os juros.
O CONCEITO DE JUROS SURGIU NO
- O conceito de juros surgiu com a evolução das relações mercadológicas na sociedade;
- Pois, ao longo de suas transações e negociações o homem percebeu que havia uma relação entre o valor do dinheiro e o tempo, sendo que o valor do dinheiro tende a diminuir (inflação) se não for aplicado de uma forma que traga retorno;
- Esta forma de retorno a fim de valorizar o dinheiro no tempo é denominada de juros, podendo o juros sem simples ou composto.
Assim, as diferenças da matemática financeira em relação a outros campos da matemática é o seu enfoque não apenas nas relações numéricas, mas também nas relações sociais:
Veja nestes links outras respostas que podem ajudar =D
Juros simples e Composto - https://brainly.com.br/tarefa/20544186
Financiamento SAC e Price - https://brainly.com.br/tarefa/18497020
Valor presente e TIR - https://brainly.com.br/tarefa/17053911
Valor futuro - https://brainly.com.br/tarefa/18660528
Empréstimo - https://brainly.com.br/tarefa/18696779