Biologia, perguntado por bethveronica, 10 meses atrás

Quais as diferenças apresentadas entre o grupo das pteridófitas com as gimnospermas

Soluções para a tarefa

Respondido por joanazi
0

As pteridófitas são chamadas traqueófitas ou plantas vasculares, o que é uma novidade evolutiva em relação às briófitas. Isso quer dizer que têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.O xilema, ou vasos lenhosos, é responsável por transportar a seiva bruta, uma solução de água e sais minerais, das raízes às folhas. Enquanto que os vasos liberianos, ou floema, transportam compostos orgânicos (seiva elaborada) produzidos nas folhas até as outras partes da planta.As pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento. Com o desenvolvimento dos rizomas, se formam brotos em pontos espaçados, são os estolões ou estolhos. A partir desses pontos crescem folhas e raízes. Ocorre a seguir a fragmentação ou decomposição do rizoma nos espaços entre os brotos, que torna as plantas separadas.As gimnospermas são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos.O nome do grupo deriva das palavras gregas gymmos "nu" e sperma "semente", ou seja, significa semente nua.As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema.

O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas. Esse fato fez com que as plantas dominassem definitivamente o ambiente terrestre, pois ficaram independentes da água para a fecundação.

Atualmente, esse grupo de plantas pode ser encontrado em vários tipos de ambientes. Um exemplo é o pinheiro-do-paraná ou araucária, que pode ser encontrado na Mata das Araucárias, no Sul do Brasil.

Perguntas interessantes