Quais as curiosidades da luta livre olímpica ? E quais brasileiros a representa?
Soluções para a tarefa
Algumas curiosidades:
- Nos Jogos Olímpicos a primeira participação da luta foi no ano 704 antes de Cristo. Na época, as lutas eram praticadas por competidores sem roupa e com óleo e terra espalhados pelo corpo, para mostrar os músculos delineados. Nesta época, o objetivo da luta era derrubar o adversário por três vezes para ser vencedor, sem limite de tempo. Durante os próximos anos, enquanto duraram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, o esporte esteve presente em todas as edições.
- Com exceção dos Jogos Olímpicos Paris 1900, a luta greco-romana esteve presente em todas as edições da competição.
- Com a diminuição de dez para sete categorias, as mulheres começaram a competir em quatro eventos desde Atenas 2004.
- Em 2013, a luta foi indicada para ser excluída dos Jogos Olímpicos, pela Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional, a partir de 2020, após ter verificado que houve queda na audiência televisiva e venda de entradas para competições.
REPRESENTANTES BRASILEIROS: Aline Silva (até 75kg); Lais Nunes (até 63kg), Giullia Penalber (até 53kg) e Joice Silva (até 58kg). Antoine Jaoude (até 130kg).
Resposta:
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.
Explicação: