Quais as criticas que o movimento iluminista fazia com relação ao poder absolutista vigente na época na Europa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Bom, foram vários os pensadores iluministas que criticaram o antigo regime, eu vou separa-los aqui e dizer o que cada um afirmou:
Voltaire: defendia o liberalismo, critica a a igreja e o poder absoluto, foi quem disse a famosa frase "posso não concordar com o que você diz, mas defenderei ate a morte o direito de você dizer"
Montesquieu: afirmava que o poder não poderia ser exercido por um homem só, pois isso seria injusto, logo, os poderes deveriam ser divididos em: legislativo, executivo e judiciário, e cada um deles independentes, ou seja, um não poderia interferir na função do outro
Adam Smith: defendia a riqueza das nações sem a intervenção da "mão pesada" que no caso seria o estado. Smith afirmava isso porque achava que o estado poderia tirar o que cada nação fazia de melhor. Ele era contra ao fisiocratas que afirmavam que a única fonte de riqueza era a terra, pra ele a única fonte de riqueza era o trabalho.
Rousseau: afirmava que o homem no seu estado "natural" era gentil com os outro homens e que o homem "civilizado" era desonesto e agressivo. Rousseau fala do contrato social, no qual o homem abdica de sua liberdade por uma ordem governamental, mas que mesmo assim o homem ainda é soberano, ou seja, pode acabar com o estado a qualquer momento e o estado não pode "mandar" no homem, o estado so tem a função de mater a ordem pública e garantir a privacidade.
enfim, é isso... Espero que ajude
Perguntas interessantes