Quais as Consequências do Imperialismo na África?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Até hoje há marcas desse período no continente africano, por causa dos conflitos causados pelas colônias europeias. A imposição de cultura e crenças e a dominação do homem branco sobre o negro deixaram cicatrizes no tecido africano.
Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer. O continente é extremamente heterogêneo, com países vizinhos que sequer falam a mesma língua.
A pobreza é extensa e por ter sido um país explorado por tanto tempo e de forma tão violenta até hoje se encontra no patamar do subdesenvolvimento. Não há riquezas sociais, doenças se espalham facilmente, violência é comum e as pessoas em sua maioria não são educadas.
O Imperialismo na África é o retrato de um sistema cruel e indiferente.
A presença imperialista é um dos grandes fatores responsaveis pelo subdesenvolvimento do continente africano então nós temos uma grande expropriação das riquezas naturais como por exemplo látex, manganês, ferro, cobre e outros onde tudo poderia ser rentável aos europeus.
Podemos falar que os habitantes foram subtamente inferiorizados, suas culturas foram desrespeitadas o que inclui as muitas mulheres dentro do congo serem estupradas.
Com a ocupação territorial, muitas guerras civis foram ocasionadas pela presença imperialista pois com esse desrespeito, as diferenças étnicas, nas divisões, elas foram unidas então acabava que muitos povos rivais, eles estavam no mesmo território. Isso é eminente até hoje no continente.