quais as consequencias da punição na conduta moral do sujeito?
Soluções para a tarefa
Se aplicada corretamente, a punição se torna um objeto de educação para o sujeito, no sentido de que vai ser um exemplo que ele usará para o discernimento do que é um comportamento eticamente e socialmente aceitável e o que não é. Dessa forma, a punição é uma atuante na formação de valores morais para um indivíduo, e resultará na imagem social que este construirá a partir dos conceitos que lhe forem ensinados ou renegados.
Se aplicada erroneamente, ela atua do jeito contrário: punições violentas passam a ser odiadas e os seus motivos ignorados; punições demasiadamente condescendentes se tornam ignoráveis ou desprezíveis, e também os valores que elas poderiam atribuir ao sujeito.
Espero que minha resposta seja de alguma ajuda.
Para Durkheim a punição parte do ato coercitivo.
As normas e o castigo, não estão ligados ao controle ou recomposição dos danos causados por um indivíduo que cometeu crime, para Durkheim, esses valores buscam atingir a consciência coletiva, ou seja, o conjunto da sociedade sobretudo dos indivíduos que respeitam as normas, reforçando nestes a moral social dominante.
Para entender melhor sobre a solidariedade, podemos incluir o pensamento de Durkheim, que definiu o fato social, e, suas diferenciações a partir do pressuposto que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado.
Nesse contexto, todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta assim três características sendo:
A coercitividade;
A Exterioridade;
A Generalidade.
Fato social, o que é? : https://brainly.com.br/tarefa/353117