Filosofia, perguntado por eli7998, 1 ano atrás

quais as concepçao de etica apresentada por marx

Soluções para a tarefa

Respondido por mateusizaias11p63xu8
7

Karl Marx foi um sociólogo e economista alemão que sempre defendeu a igualdade social de nós seres humanos - aliás, igualdade esta que estabeleceria uma sociedade mais fraterna, apoiada nas relações humanas e quase desvinculada com o materialismo, já que, todos somos humanos, e podemos contribuir positivamente com a humanidade em geral, desde que se crie condições para tanto.


A ética é um aglomerado de valores convencionados por dada comunidade, tribo, ou mesmo uma sociedade complexa. Estes valores formam os princípios do caráter humano que são indispensáveis para convivência pacífica entre nós. Tais princípios se fundamentam no raciocínio e na razão humana, diferentemente dos valores morais - estes apoiados pelos sentimentos e emoções. Darei um exemplo de conduta antiética que ocorre no Yahoo! Respostas: um usuário responde a uma pergunta utilizando-se de fontes externas (pesquisas) e não as incorpora no corpo do texto. Além de perder credibilidade, esse usuário está sendo antiético, uma vez que, ele usa um conteúdo não criado por ele como se fosse de sua autoria. Isso é um desrespeito à propriedade intelectual alheia.


Karl Marx, assim como muitos outros sociólogos, visualizou na ética um instrumento de adequação social condescendente, que torna as pessoas mais honradas num plano filosófico e cria uma sociedade mais circunspecta em relação à liberdade demasiada.


A ética existe para organizar e sujeitar um conjunto sociais a valores racionais que definem o que é certo e errado. Na verdade esse tipo de imposição é necessário se quisermos possuir uma sociedade menos conflituosa e mais ordenada, sendo que a liberdade excessiva pode se transformar em libertinagem, o que é prejudicial para os nossos modelos sociais atuais.


A ética, assim como a moral são ensinamentos elementares de como se portar ortodoxamente frente à sociedade, são os alicerces que permitem a criação de culturas e subculturas. Tanto a ética como a moral são flexíveis à mudanças, pois todos podemos influenciar o meio social onde estamos inseridos. A cultura, como seus valores éticos e morais, são construções sociais que sempre estão gradualmente mudando, se adaptando com as tendências estilísticas, tecnológicas, científicas etc., onde suas aplicações são voltadas a uma matriz ideológica que compõe cada aspecto cultural.

Perguntas interessantes