Quais as classificações das placas de sinalização vertical? E explique as funções de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
b) Advertir os condutores com relação a fatos existentes nos locais onde estão instaladas;
c) Indicar direções voltadas para a orientação dos condutores de veículos.
A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos:
Sinalização de Regulamentação;Sinalização de Advertência;Sinalização de Indicação.Regulamentação:
A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. Assim, o desrespeito aos sinais de regulamentação constitui infrações, previstas no capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
As proibições, obrigações e restrições devem ser estabelecidas para dias, períodos, horários, locais, tipos de veículos ou trechos em que se justifiquem, de modo que se legitimem perante os usuários.
É importante também que haja especial cuidado com a coerência entre diferentes regulamentações, ou seja, que a obediência a uma regulamentação não incorra em desrespeito à outra.
Advertência:
A sinalização vertical de advertência tem por finalidade alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
Deve ser utilizada sempre que o perigo não se evidencie por si só. Essa sinalização exige geralmente uma redução de velocidade com o objetivo de propiciar maior segurança de trânsito.
A aplicação da sinalização de advertência deve ser feita após estudos de engenharia, levando-se em conta os aspectos: físicos, geográficos, operacionais, ambientais, dados estatísticos de acidentes, uso e ocupação do solo lindeiro. A decisão de colocação desses sinais depende de exame apurado das condições do local e do conhecimento do comportamento dos usuários da via.
Indicação:
Tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem um caráter meramente informativo ou educativo, não constituindo imposição.
As placas de indicação estão divididas nos grupos seguintes:
Placas de localização e identificação de destino: Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação distâncias ou ainda aos locais de destino.Placas de RodoviasPlacas de localização de municípioPlacas de Identificação de regiões de interesse de tráfego e logradourosPlacas de identificação nominal de Pontes, Viadutos, Túneis e PassarelasPlacas de identificação quilométricaPlacas de identificação de limite de municípios, estados, fronteiras e perímetro urbanoPlacas de pedágioPlacas de orientação de destino: Indicam ao condutor a direção que o mesmo deverá seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e distância.Placas de indicação de sentido (direção)Placas indicativas de distânciaPlacas diagramadasServiços Auxiliares:
Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando estes serviços.
Quando num mesmo local encontra-se mais de um tipo de serviço, os respectivos símbolos podem ser agrupados numa única placa.
Placas para condutoresPlacas para pedestresAtrativos Turisticos:
Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.
Placas de Identificação de Atrativo TurísticoPlacas Indicativas de Sentido de Atrativo TurísticoPlacas Indicativas de Distância de Atrativos Turísticos