História, perguntado por vitoria8998861, 5 meses atrás

quais as causas que explicam o movimento abolicionista e a Abolição da escravatura??????
me ajudem ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por glaucrivellari
0

Resposta:

-O movimento abolicionista, que surgiu no século XIX, teve papel fundamental na aprovação da Lei Áurea, em 1888. Esse movimento reuniu pessoas de diferentes grupos da sociedade que agiram de diferentes maneiras para defender o fim da escravidão dos negros no Brasil. Dentro do movimento abolicionista está também a resistência dos escravos.

-O movimento abolicionista ganhou duas facetas no século XIX: uma que agia pelas vias legais e outra radical, que agia por meio de ações ilegais (de acordo com a lei da época). Entre as ações legais estavam a distribuição de panfletos, publicação de artigos, realização de eventos públicos, abertura de ações na Justiça etc. Entre as ações ilegais estavam as ações de desobediência civil contra a escravidão.

-Os abolicionistas incentivavam os escravos a fugir e os auxiliavam dando-lhes abrigo ou transportando os fugidos para estados como o Ceará (que aboliu a escravidão em 1884), ou quilombos que ficavam nas redondezas do local que atuavam.

-  Foram organizados ataques de abolicionistas que “roubavam” os escravos e depois os levavam para locais seguros e os libertavam. |Houve até casos em que grupos abolicionistas defenderam um levante armado pelo fim da escravidão.

-  Entre as associações abolicionistas, a de maior destaque foi a Confederação Abolicionista, criada em 1883 por José do Patrocínio e André Rebouças, que defendia a abolição sem indenização para os donos de escravos. A Confederação Abolicionista teve papel de suma importância e coordenou a campanha pela libertação dos escravos em nível nacional.

-A atuação do movimento abolicionista incentivava os escravos a se rebelarem contra seus senhores, e inúmeros relatos nos mostram que a ação dos escravos passou de fugas individuais para fugas coletivas e constantes como forma de pressionar seus donos. Havia também revoltas de escravos contra seus senhores, que resultavam na morte de seu dono e de sua família.

No longo prazo, a junção do movimento abolicionista à resistência dos escravos conseguiu forçar o Império para que fosse aprovada a Lei Áurea, em 13 de abril de 1888, que decretou a abolição da escravatura de maneira imediata e sem indenização.

Explicação:

Perguntas interessantes