História, perguntado por erikamilena76, 11 meses atrás

quais as causas e consequencias da guerra do Paraguai

Soluções para a tarefa

Respondido por ednap
1


Há duas versões para o início da Guerra do Paraguai. Segundo alguns historiadores, a travessia pela Bacia do Prata, de vez em quando, era motivo de inconvenientes diplomáticos entre os países envolvidos. Assim, Solano Lopéz, visando melhorar a economia de seu país, pretendia organizar um projeto expansionista que lhe daria uma saída para o oceano. Assim sendo, o governo do Paraguai iniciou a produção de armamentos e ampliação dos exércitos.
Outros historiadores atribuem o início da guerra aos interesses da Inglaterra. De acordo com essa corrente historiográfica, o governo britânico teria pressionado o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai, oferecendo vantagens econômicas e empréstimos caso impedissem a ascensão econômica do Paraguai, pretendendo impedir o aparecimento de um concorrente comercial autônomo que serviria de exemplo aos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.
Perguntas interessantes