Quais as causas e as consequências da Redução da Maioridade Penal?
Soluções para a tarefa
Muito foi-se discutido sobre a redução da maioridade penal até ela finalmente ser aprovada. O esperado é que a criminalidade diminua no país, mas a Espanha e a Alemanha são evidencias de que a violência e a idade penal não são grandezas proporcionais.
Os países anteriormente citados, após não constatarem redução nos crimes com a idade de condenação menor, decidiram manter a mesma em 18 anos. Tendo em vista essa situação, é fácil notar que não será diferente no Brasil. Enquanto os jovens a partir de 16 serão encarcerados, os delinquentes juvenis de 14 ou 15 estarão cada vez mais encorajados pelas grandes facções criminosas a agirem em seu lugar, fazendo, assim, com que nossos jovens estejam cada vez mais cedo no mundo do crime.
Isso sempre foi claro enquanto a idade penal mínima era 18 anos, pois como dito anteriormente são coagidos os jovens abaixo dessa idade para cometerem os crimes no lugar dos maiores mandantes. Reduzir a idade penal é tentar consertar erros já irrecuperáveis, enquanto poderíamos educar desde cedo para discernirem o certo do errado.
Portanto, podemos ver claramente onde está o verdadeiro erro; se os jovens estão cada vez mais cedo no mundo do crime, devemos investir na educação desde os primórdios, criando campanhas na mídia e dentro das próprias escolas. Para tanto, é essencial que as crianças estejam na escola, sendo necessário investir em condições para que essas estudem e cresçam conscientes de que violência é ruim.
Agora só dar uma resumida...