Quais as características e consequências da Revolução Cultural Chinesa?
Soluções para a tarefa
As principais consequências da Revolução Chinesa e da consequente tomada do poder pelo Partido Comunista Chinês foram o fortalecimento do bloco Soviético, as revoluções internas, sobretudo o "Grande Salto à Frente" e a "Revolução Cultural".
A Revolução Cultural Chinesa foi uma campanha político-ideológica promovida por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976 na República Popular da China. Na Revolução Cultural, Mao mobilizou as massas do país, sobretudo estudantes, nas chamadas Guardas Vermelhas, para perseguir todos aqueles que eram enxergados como um “risco à revolução”.
CONSEQUÊNCIAS
Uma das consequências da Revolução Cultural foi à destruição quase completa do sistema educacional do país, desde a educação básica até – e principalmente – a educação superior. Isso foi resultado da intensa perseguição que foi realizada contra os professores naquele país. Além disso, o caos trazido pela Revolução Cultural afetou a economia do país. A indústria, por exemplo, teve queda na sua produtividade. Na questão humanitária, os historiadores apontam que milhões de pessoas tenham sido vítimas da Revolução Cultural entre sessões de humilhação pública, violência física, trabalho forçado etc.