Geografia, perguntado por saramalltaportoz43n3, 1 ano atrás

Quais as características da pirâmide etária nos países subdesenvolvidos, em desenvolvimento e desenvolvido dê exemplo​

Soluções para a tarefa

Respondido por jamillymaciel1p4k5at
2

Os países desenvolvidos, como Japão, França e Suécia, geralmente apresentam expectativa de vida elevada. Isso ocorre pelo fato de a população possuir melhores condições de vida em relação à saúde e à educação, por exemplo. Nesses países, as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas, o que sugere um baixo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade).

As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas como falta de mão de obra e gastos com programas de assistencialismo para a população envelhecida.

Os países subdesenvolvidos estão, geralmente, situados na América Latina, na Ásia e na Oceania. Em decorrência das situações vividas pela maioria de sua população, esses países apresentam baixa expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas, o que sugere um elevado crescimento vegetativo.

As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas. Além disso, a população necessita de melhor qualidade de vida, de investimentos na área da saúde e educação, de formação profissional e de inserção no mercado de trabalho.

Tipos de pirâmides etárias

Existem quatro tipos principais de pirâmides etárias, refletindo a estrutura de diversas sociedades:

1. Pirâmide jovem: apresenta base larga, indicando que a taxa de natalidade é alta, consequentemente, a população representada é jovem. Já o topo é estreito, portanto a população envelhecida não tem elevada expectativa de vida. Um número elevado de jovens indica famílias numerosas e poucos recursos para atender às necessidades básicas da população. Países subdesenvolvidos, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. Nesses países, as políticas públicas são insuficientes, e o acesso à educação e à saúde é precário.

2. Pirâmide adulta: apresenta uma base larga com tendência à diminuição, visto que há propensão a uma redução da taxa de natalidade. O topo e o corpo da pirâmide aparecem mais alargados, constatando o aumento da expectativa de vida, e o corpo representa a população economicamente ativa. Países em desenvolvimento, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. Nesses países, há uma melhoria no acesso às condições básicas, como saúde, educação e formação qualificada para o mercado de trabalho.

3. Pirâmide envelhecida: apresenta uma base mais estreita, representando redução das taxas de fecundidade e de natalidade. Já seu topo é mais largo em comparação aos topos das demais pirâmides, indicando redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida. A pirâmide envelhecida demonstra, então, que os países as quais ela representa enfrentam problemas em virtude da pequena proporção da população economicamente ativa e do aumento da população idosa. O elevado número de idosos demanda gastos por parte dos programas assistenciais, pois essa faixa etária encontra-se fora do mercado de trabalho.

4. Pirâmide rejuvenescida: apresenta alargamento nas primeiras faixas da base, indicando aumento dos jovens. Também apresenta o topo mais alargado, indicando melhores expectativa e qualidade de vida. Países desenvolvidos começaram a apresentar esse tipo de pirâmide em decorrência da necessidade de aumentar a mão de obra. Assim, incentiva-se, nesses países, o aumento da natalidade e busca-se manter uma elevada expectativa de vida.

Perguntas interessantes