Geografia, perguntado por anabryt, 6 meses atrás

Quais as características climáticas do período de solstício de verão no brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por loirinroleplay
1

Resposta:

oii

Explicação:

Normalmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar em um dos hemisférios. Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas.

Respondido por juciara111
2

Temperaturas elevadas em todo o País, dias mais longos que as noites e mudanças rápidas nas condições de tempo anunciam a chegada do Verão. A estação climática começa em dezembro, quando ocorre o solstício de verão: momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado. No Hemisfério Sul, a estação começou exatamente às 07h02min do dia 21 de dezembro de 2020 e vai terminar no dia 20 de março de 2021 às 06h02min, conforme dados do O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação influencia diretamente nas condições de tempo, com mudanças rápidas que incluem chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. Ainda conforme o Inmet, nesse período, as chuvas são frequentes em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros.

> Região Norte

Para essa região, os modelos indicam que o período deve ter acumulado de chuvas acima da média na maior parte do seu território. Contudo, há possibilidade de localidades com chuvas abaixo da média, principalmente no sul dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins.

> Região Centro-Oeste

A previsão para o verão indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente acima em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no sul do Mato Grosso do Sul e localidades de Goiás, onde as chuvas serão mais próximas à média ou ligeiramente abaixo. As temperaturas serão dentro da faixa normal ou acima da média em praticamente toda a região.

> Região Sudeste

A previsão para os próximos três meses para a Região Sudeste é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima da faixa normal em grande de São Paulo. Nos demais estados, as maiores probabilidades são de acumulados abaixo da média, porém, no Rio de Janeiro extremo sul de Minas Gerais, podem ocorrer chuvas dentro da faixa normal do período. A ocorrência de tempestades é normal durante o verão na Região Sudeste e não estão descartadas. De modo geral, o modelo climático do Inmet indica que as temperaturas devem ficar acima da média durante o verão na Região Sudeste.

> Região Sul

Com a previsão de persistência do fenômeno La Niña durante o verão, o modelo estatístico do Inmet indica a possibilidade de chuvas abaixo da média, no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas devem variar dentro da faixa normal ou ligeiramente acima (Figura 3). As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente toda a região.

> Região Nordeste

Na Região Nordeste, a previsão para o verão indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média na faixa norte próxima ao litoral do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, predomínio de desvio de chuva abaixo da média durante a estação. Nas áreas com chuvas abaixo da média, as temperaturas devem ficar mais elevadas.

Perguntas interessantes