quais as características aplicam-se à atividade industrial no brasil nas duas ultimas decacdas
Soluções para a tarefa
A urbanização no Brasil, é um fenômeno determinante na sua organização e (trans)formação espacial. Verifica-se que, entre 1940 e 1980, ocorre uma verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira. Na década de 1940, a taxa de urbanização no Brasil era de 26,35%; em 1980, essa taxa cresce para 68,86%. Nesses quarenta anos, a população total do Brasil triplica, enquanto que a população urbana se multiplica por sete vezes e meia. Na década de 1990, a população urbana brasileira ultrapassa os 77%, apresentando um índice quase igual ao da população total de 1980 (Santos, 1996, p. 29).
Para Santos (1996), é entre o período de 1970 a 1980 que o crescimento numérico da população urbana supera o da população total. Isso significa que o processo de urbanização no Brasil conhece uma aceleração e ganha novo patamar, consolidando-se na década de 1980. Desse modo, o forte movimento de urbanização que se verifica a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e mostrou-se associado a um intenso crescimento demográfico, resultado de uma natalidade elevada e de uma mortalidade em descenso, elementos estes mantidos pelos progressos sanitários e, pela melhoria relativa nos padrões de vida. Outro elemento da ascendente urbanização brasileira, vincula-se aos processos hegemônicos de expansão e concentração do capitalismo mundial, desencadeados nos países subdesenvolvidos através da industrialização.
Assim, é dentro deste contexto que a urbanização brasileira se alastra espacialmente. Estas características gerais do processo de urbanização se fazem presentes nos diversos espaços e subespaços que compõe o território brasileiro. Portanto, a mesorregião do Sudoeste paranaense não foge à “regra”.