quais as camadas estanques existiam na idade media
- Senhores Feudais: eram os nobres, membros da realeza, príncipes, reis, lordes, que não trabalhavam e possuíam uma vida recheada de privilégios graças a seu título de nobreza.
- Clero: constituída pela Igreja Católica, com amplo poder político, social e econômico, renegava todas as ideias que lhe fossem contrárias ou que demonstrassem perigo à sua supremacia.
Aliado a isso, houve um intenso retrocesso em relação ao turismo, devido ao maior número de conflitos (a maioria de origem religiosa) e a recessão econômica.
Até o Islamismo tinha o seu lado turístico, com peregrinações para Meca (Arábia Saudita), considerada um dos cinco pilares dessa religião, sendo obrigatória para os seus seguidores pelo menos uma vez por ano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em uma sociedade feudal havia estamentos ou camadas estanques, não havia mobilidade social e não se podia passar de uma camada social para outra. Havia a camada daqueles que lutavam (Nobreza), a camada dos que rezavam (Clero) e a camada dos que trabalhavam (camponeses e servos). Com diferentes componentes: os servos – que trabalhavam nos feudos, não podiam ser vendidos como escravos, nem tinham a liberdade de deixarem a terra onde nasceram; os vilões – homens livres que viviam nas vilas e povoados e deviam obrigações aos suseranos, mas que podiam deixar o feudo quando desejassem; os nobres e o clero, que participavam da camada dominante dos senhores feudais, tinham a posse legal da terra, o poder político, militar e jurídico. No alto clero estavam o papa, os arcebispos e bispos e na alta nobreza estavam os duques, marqueses e condes. No baixo clero estavam os padres e monges e na baixa nobreza os viscondes, barões e cavaleiros.