Quais as atividades extrativistas de cada mesorregião do Paraná?
Soluções para a tarefa
Extrativismo vegetal: por vários séculos, o extrativismo no Paraná concentrou-se na extração da madeira, sobretudo da araucária, que foi realizada de forma indiscriminada no passado. Atualmente é proibida a sua extração de acordo com as normas da legislação, sendo que as áreas de reflorestamento para extração têm aumentado no estado.
Em épocas passadas, a erva-mate era obtida por meio do extrativismo, mas hoje é cultivada, sendo que a região que mais a produz localiza-se no sul e no sudoeste paranaense, nos municípios de Rio Negro, Lapa, São Mateus do Sul, União da Vitória, Pato Branco.
Extrativismo mineral: atualmente, a mineração é a atividade extrativista de maior destaque para o estado. São exploradas as seguintes matérias-primas: xisto betuminoso, calcário, argila, carvão, fluorita, chumbo, brita de basalto, talco, pedras ornamentais, granitos e mármores.
O Paraná mantém cerca de 12% da produção nacional de refino de petróleo e possui duas indústrias de produção de cimento, uma em Balsa Nova e outra em Rio Branco do Sul.