Quais as 4 principais consequências da exploração do ouro no Brasil no século XVIII?
alguém me ajuda ...
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Houve várias consequências, mas podemos listar resumidamente 4 das principais:
- Aumento do fluxo migratório do nordeste em direção ao sudeste e de Portugal em direção ao Brasil, tendo em vista a busca pelo enriquecimento fácil através do comércio aurífero.
- Deslocamento político-econômico de Salvador para o RJ posteriormente, tendo em vista a importância que a região sudeste foi adquirindo com a decadência do comércio açucareiro e o crescimento da exploração de minerais.
- Aumento do tamanho populacional e a consequente formação de núcleos urbanos (arraias) em locais onde as pessoas iam para se aventurar na corrido do ouro.
- Intensificação da fiscalização colonial, com a cobrança da derrama e outros impostos pesados sobre o Brasil, provocando o descontentamento da elite e da nova classe média brasileira, culminando em revoltas como a famosa Inconfidência Mineira. Este descontentamento seria um dos precursores para que poucas décadas mais tarde o Brasil declarasse sua independência.
Respondido por
1
Resposta:
As consequências da exploração do ouro eram o enriquecimento das metrópoles e dos países que exploravam o ouro em suas colônias, sendo que podemos elencar como exemplo Portugal e Espanha, que se tornaram os países mais ricos da Europa durante o auge do mercantilismo.
Além disso, as consequências da exploração do ouro era o desenvolvimento de povoados no entorno dessas minas, o que acabou por dar origem a diversas cidades nessas colônias pela América.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás