História, perguntado por veronica47, 1 ano atrás

quais aa consequencias da uniao Iberica para o brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
322

A União Ibérica foi o período entre 1580 e 1640 no qual Portugal não possuía um rei próprio - por uma série de infortúnios sofridos pela família real portuguesa - de modo que o Estado português ficou, neste período, sob a tutela da monarquia espanhola.


Para o Brasil há poucas consequências dignas de nota deste processo: antes da União Ibérica era uma colônia que devia impostos e obediência à sua metrópole, devendo também obedecer ao monopólio colonial, durante a união a situação não se alterou de modo significativo - seguiu uma colônia que devia obrigações coloniais em relação à sua metrópole.


Podemos destacar neste momento apenas o fato de a União Ibérica ter ajudado a expulsar os invasores holandeses no Brasil, no final do século XVI e o auxílio espanhol no combate aos piratas na costa brasileira no século XVII.

Respondido por ferretti
108

A União Ibérica foi um momento de união das coroas portuguesa e espanhola, após a morte do cardeal Henrique, sucessor de Sebastião I.

Durando de 1580 até 1640, a União garantiu uma movimentação das duas coroas ibéricas em prol de objetivos semelhantes. Todavia, na medida em que o rei era Filipe II, da Espanha, houve uma maior atenção dedicada aos problemas espanhóis, o que gerou problemas para as regiões dominadas por Portugal.

As consequências dessa união para o Brasil foi um aumento no número de inimigos. Os holandeses, após se livrarem dos domínios espanhóis, passaram a visar o nordeste do território brasileiro. Foi assim que, em 1630, após algumas outras tentativas, a região de Pernambuco foi ocupada por holandeses e permaneceu sob seu domínio até 1654.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19097363

Anexos:
Perguntas interessantes