ENEM, perguntado por gabrielmendest3169, 1 ano atrás

Q124 - O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: "Mude sua embalagem". A estratéia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.
B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.
C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.
D) associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpor fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.
E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ampulheta
707
Olá!

A propaganda busca convencer o público através de um processo de associação da imagem do açúcar à figura de uma barriga. A ideia é provocar a construção de uma resistência no consumidor, de modo que ele, ao visualizar um pacote de açúcar possa se lembrar das problemáticas que essa substância pode trazer para uma dieta pouco saudável. Assim, o adoçante aparece reduzido, como uma solução para essa questão nutricional.

D) associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpor fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

Abraços!
Respondido por SrTrindade
453

Olá!

ALTERNATIVA D

Associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpor fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

O aluno deve perceber que os recursos não-verbais são ainda mais presentes no texto que os verbais, é então importante que o aluno relacione o pacote de açúcar ao corpo humano (com a barriga e o umbigo bem salientados, identificados com um corpo de baixa forma física) a fim de relacionar o uso do açúcar com a gordura do corpo.

A propaganda é sobre um produto equivalente ao açúcar, e não sobre a importância de atividades físicas ou melhor alimentação.

Bons Estudos

Perguntas interessantes