Física, perguntado por brenda1098, 1 ano atrás

PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA: A REVOLUÇÃO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

[...] A pulverização eletrostática se apresenta como uma solução tecnológica para aumentar a eficiência de utilização de gotas pequenas, reduzindo as perdas para o solo ou mesmo por evaporação.

[...] Em condições normais, uma gota de 50 micrômetros demora 4 segundos para se extinguir [...], mas se estiver com uma carga estática adequada, ela certamente demorará menos de um segundo para atingir a planta, reduzindo, desta forma, possíveis perdas por evaporação. [...] A carga de um corpo ou nuvem de partículas carregadas induzirá uma carga elétrica igual e oposta em algum outro corpo condutor aterrado próximo [...].

CHAIM, Aldemir; WADT, Luiz Guilherme R. Disponível em:. Acesso em: 14 jan. 2017.

No processo de pulverização eletrostática, uma pequena gota eletrizada é fixada na superfície de uma planta neutra. Esse processo deve-se à eletrização por

(A)
indução do solo sobre a planta, que põe frente a frente cargas de mesmo sinal, originando uma força de repulsão coulombiana.

(B)
contato entre a gota e a planta, originando uma força de repulsão coulombiana.

(C)
contato entre o solo e a gota, deixando a planta carregada, originando uma força de atração coulombiana.

(D)
indução que a gota exerce sobre a planta, que põe frente a frente cargas de mesma intensidade e sinal contrário, originando uma força coulombiana de atração.

(E)
atrito entre o ar ao redor da gota e a planta, originando uma força coulombiana de repulsão

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
1

A indução da planta irá ocasionar uma atração entre a tinta e a planta conforme enunciado pela alternativa (D)

O processo de pulverização é caracterizado pela eletrização de seus corpos que participam. Quando temos um objeto eletrizado suas cargas elétricas tenderão a ser atraídas para a superfície desse corpo, ficando espalhadas o máximo de distância um do outro.

Para esse processo dar certo é necessário eletrizar a planta com um sinal de carga elétrica diferente da possuída pela tinta. Para gerar uma atração elétrica entre a tinta e a planta e deixando a tinta o mais espalhada possível.

Perguntas interessantes