Pular amarelinha para os alunos possa trabalhar sua coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Amarelinha, pique-esconde, queimado, morto-vivo. Mais do que brincadeiras tradicionais da criançada, esses jogos podem ser grandes aliados do desenvolvimento dos pequenos — seja na parte física (coordenação motora) ou psicológica (capacidade de compreender e relacionar informações).
— As crianças estão se afastando das brincadeiras de rua, dos jogos coletivos. Temos uma geração que domina muito bem as tecnologias, mas está cada vez mais obesa e com baixo desenvolvimento motor — afirma Alexandre Franca, sócio da academia Gaff Studio.
PUBLICIDADE
Alexandre, que se especializou em Educação Física nos EUA, explica que, quando a criança se exercita, ela estimula o Sistema Nervoso Central — responsável por enviar aos músculos as informações que vão se transformar em movimento. Na idade adulta, essa falta de estímulos pode facilitar o surgimento de lesões das articulações e dos músculos.
— A brincadeira deve acompanhar as fases da criança. Para os menores, brincar ajuda a aprender a rolar, agachar, engatinhar. Depois, os jogos estimulam a sociabilidade, o equilíbrio e a agilidade, entre muitas outras coisas — explica
As brincadeiras
Crianças de 0 a 3 anos
Morto-vivo - fortalece músculos e articulações das pernas. Ajuda a ganhar equilíbrio.
Brincadeira de roda - as mudanças de direção melhoram a coordenação motora. Estimula a capacidade de compreender
Explicação: