.(PUC-SP, 2006)Nelson Rodrigues escreveu Vestido de Noiva e este texto acabou sendo considerado a grande renovação da dramaturgia brasileira contemporânea. O que dá originalidade e peso ao texto deste autor e sustenta o interesse da peça é:
a) O diagnóstico de uma realidade social terrível, protagonizada pela instituição familiar, cujas deformações são provocadas fundamentalmente por atitudes repressivas.
b) O encontro imaginário entre Alaíde e Madame Clessi, simbolizado nos conflitos sexuais e nas fantasias românticas de um amor entre uma prostituta e um adolescente.
c) O uso de diferentes planos para narrar os acontecimentos que dão corpo ao texto, quais sejam o da memória, o da realidade o da alucinação.
d) O esquema narrativo simples, ou seja, o desastre, a tentativa de salvar a protagonista Alaíde, consequente morte.
e) A absoluta independência entre os vários planos da peça, justificada pela presença marcante da realidade que proporciona conclusão para a intriga.
Soluções para a tarefa
O que garante originalidade a obra Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues é o uso de diferentes planos, o da memória, o da realidade o da alucinação. Alternativa C.
A obra de Nelson Rodrigues se mostrou genial por abordar as temáticas concernentes à classe burguesa carioca, assim como suas futilidades, formando uma crítica social que levaria muitos atores aos palcos do teatro com expectativa de mudança quanto a arte brasileira.
Datada de 1943, trata-se uma obra densa, uma inovação, por trazer a luz da interpretação muitos cenários em apenas um cenário, a vida de Alaíde, que após sofrer um acidente, tem sua vida e seus dramas na luta contra a morte narrados na obra, os planos da realidade e da memória, mas que se entrelaçam com que sua mentalidade ainda desacordada, os planos da alucinação.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/46250311
Bons estudos!