(PUC/SP, 2006) Cobre e zinco são metais de larga utilização na sociedade moderna. O cobre é um metal avermelhado, bastante maleável e dúctil. É amplamente empregado na fiação elétrica devido à sua alta condutividade. É também encontrado em tubulações de água, devido à sua baixa reatividade (é um metal nobre), além de diversas ligas metálicas, sendo o bronze a mais conhecida. Apresenta densidade de 8,96 g/cm3 a 20°C. O zinco é um metal cinza bastante reativo. Ele é utilizado como revestimento de peças de aço e ferro, protegendo-as da corrosão, e tem grande aplicação na indústria de pilhas secas onde é utilizado como ânodo (polo negativo). Sua densidade é de 7,14 g/cm3 a 20°C. Pode-se afirmar que a diferença dos valores de densidade entre esses dois metais é mais bem explicada:
Soluções para a tarefa
Oi!
Para resolver essa questão, devemos levar em consideração a utilização da seguinte fórmula que envolve a relação entre a massa e o volume ocupado pelas substâncias, acompanhe:
densidade = m/v
Porém, nós sabemos que são válidas as relações
dcu >dzn
m₁/v₁ > m₂/v₂
E que quando comparamos para uma mesma massa,podemos afirmar que é verdadeira a relação:
v₁<v₂,
o que significa dizer que o volume do Cu(s) é menor quando comparado ao volume do Zn!
Por conta disso, podemos compreender que existe uma discrepância entre esse valores, e o motivo explicativo é basicamente fundamentado no fato de que o o arranjo cristalino de cada metal se expressa espacialmente diferente no cobre e no zinco.
Pelo diferente arranjo cristalino apresentado pelos dois metais: o cobre tem os seus átomos mais empacotados, restando menos espaços vazios entre eles.