(PUC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses
a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) FALSA. A burguesia cafeicultora de São Paulo foi o grupo que diretamente se viu atingido pela Revolução de 1930.
b) FALSA. A exclusão popular contida na citação do enunciado demonstra a ausência dos trabalhadores industriais deste processo revolucionário.
c) FALSA. Os partidos de extrema direita só apareceram no Brasil quando Vargas já se encontrava no exercício de seu segundo mandato presidencial.
d) VERDADEIRA. Descontentes com a política do “café puro”, as oligarquias dissidentes se aproximam dos militares pela realização do golpe que sela a promoção da Revolução de 1930.
e) FALSA. A burguesia industrial, apesar de nascente e apoiadora do golpe, não tinha condições de conduzir ainda uma manobra política deste porte.
Resposta:
Alternativa correta: d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
Explicação:
A República Velha era marcada pela alternância entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Os tenentes e representantes dos demais estados queriam romper com esta hegemonia, mas sem a participação popular. Desta maneira, a revolução de 30 foi realizada sem incluir o povo.
Assim, a alternativa "b" está errada e as demais também, especialmente a "c", que fala de partidos fascistas que ainda não existiam nesta época.