Biologia, perguntado por cadugc, 1 ano atrás

(PUC-RS) Em uma clínica de aconselhamento genético, um casal recebeu a notícia de que teria 1/4 de probabilidade de gerar um descendente portador de uma grave anomalia. Qual a probabilidade que tem esse casal de gerar um filho do sexo feminino portador dessa anomalia genética?

a) 1/8

b) 1/15

c) 1/17

d) 1/21

e) 1/23

Explique como chegou a resposta por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por anagabrielabelarmino
70
São fatores independentes, a anomalia e o sexo da criança, logo temos 1/4 (da anomalia) e 1/2 (do sexo). Por serem fatores independentes, deve-se multiplicar tais proporções: 1/4 × 1/2 = 1/8, letra a.
Respondido por danilo0102030604
3

A probabilidade do casal gerar um filha do sexo feminino portador da anomalia genética é apresentada corretamente na alternativa: letra a).

A probabilidade do filho do casal ser portador da anomalia é independente da probabilidade de esse mesmo filho ser do sexo feminino.

Logo, como esses acontecimentos são independentes entre si, a probabilidade de ambos ocorrerem simultaneamente pode ser calculada pela multiplicação entre as probabilidades de cada um ocorrer de forma isolada.

Logo, como a probabilidade do filho ser do sexo feminino é de 1/2 e a probabilidade de um filho possuir a doença é de 1/4, a probabilidade do casal possuir uma filha portadora da anomalia é de 1/8.

Para saber mais sobre genética, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/17986876

Anexos:
Perguntas interessantes