(puc-rs 2017) "guerra improvável, paz impossível", disse o historiador francês raymond aron. a frase ilustra as relações internacionais pós-segunda guerra mundial, em relação a emergência de duas super potências ideologicamente, economicamente e politicamente antagônicas. essas duas potências estarão diretamente envolvidas com as principais questões políticas internacionais na segunda metade do século xx. sobre esse contexto, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para responder as perguntas desse conteúdo, basta lembrar: O contexto dessa frase é a Guerra Fria que foi um Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial.
De um lado os EUA com valorização da riqueza material, individualismo,
consumismo, democracia.
Do outro a URSS com bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.
Algumas características da Guerra Fria como as disputas tecnológicas e corrida armamentista, até mesmo as corridas espaciais e as espionagens ilustradas pela CIA X KGB.
Em relação a essa polarização, ressalta-se também a busca de aliados e a existência de conflitos regionalizados, como Guerra das Coreias, Crise dos Mísseis em Cuba, Guerra do Vietnã e Guerra do Afeganistão.
Outro acontecimento importante que cai bastante, a Conferência de Bandung (1955) que foi a reunião entre os países não-alinhados ou também conhecidos como 3º mundo. Representando ajuda mútua entre nações afro-asiáticas no combate ao racismo e neocolonialismo.