(PUC-RIO 2009)Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.A) O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados “negros da terra” - como mão-de-obra.B) Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.C) A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.D) Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de “brecha camponesa”.E) Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como “escravos de ganho”.
Soluções para a tarefa
A) O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados “negros da terra” - como mão-de-obra.
Correta. Os indígenas foram utilizados como mão de obra devido a facilidade com que poderiam ser acessados pelos portugueses, sem que muito dinheiro tivesse de ser gasto com a importação dos africanos.
B) Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
Correta. Enquanto a mão de obra indígena se destaca nas sociedades dominadas pelos espanhóis, no espaço dominado pelos portugueses é notável a ampla maioria de trabalhadores negros escravizados.
C) A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
Falsa. Falso. Muitos indígenas ainda estavam sendo utilizados como escravos nas colônias da América Portuguesa, o que era condenado pelos padres jesuítas.
D) Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de “brecha camponesa”.
Correta. Alguns senhores garantiam maiores liberdades para seus escravos, permitindo, por exemplo, que eles pudesse trabalhar para sua subsistência.
E) Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como “escravos de ganho”.
Correta. Os escravos poderiam trabalhar também em espaços que não eram rurais, como é o caso dos escravos de ganho.
Sobre a sociedade escravista colonial da América portuguesa, sabe-se que todas as afirmações dadas pelo exercício estão corretas com exceção da opção C.
Características da Sociedade Escravista Colonial da América
- Escravos de ganho eram aqueles que trabalhavam vendendo mercadorias como frutas, doces e legumes nas cidades coloniais.
- Os índios foram os primeiros a serem escravizados no processo de colonização da América portuguesa, mas futuramente foram substituídos pelos povos africanos.
- A brecha camponesa era quando os escravos tinham a permissão de seus senhores para realizar uma lavoura dentro dos latifúndios agroexportadores.
Entenda mais sobre a Sociedade Escravista Colonial da América aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/30287074
#SPJ3