(PUC-PR/ 2017). No bojo das inter-relações dos elementos transformadores da escola, é possível identificar entre esses elementos, diversas formas de abordar o binômio educação e cultura(s) no contexto escolar. Dessa forma, para promover uma educação intercultural, em perspectiva crítica e emancipatória, faz-se necessário
I. respeitar e promover os direitos humanos articulando questões relativas à igualdade e à diferença
II. integrar os conteúdos provenientes de culturas e grupos variados para ilustrar os princípios e teorias nas disciplinas ministradas na escola.
III. no processo de construção do conhecimento promover formas de o aluno entender, investigar e determinar como os pressupostos culturais influenciam como conhecimento é construído.
IV. minimizar a utilização de vários estilos de ensino, coerentes com a diversidade de estilos de aprendizagem dos vários grupos étnicos e culturais.
V. que a cultura escolar e estrutura social não reforcem o empoderamento de diferentes grupos étnicos, raciais e sociais.
Assinale a alternativa CORRETA.
A. I e II.
B. I e III.
C. I, II e III.
D. I e V.
E. III e IV.
Soluções para a tarefa
A alternativa C) é a correta.
O ensino intercultural deve reforçar o empoderamento de todos os grupos étnicos, raciais e sociais, assim como deve incentivar a utilização de vários estilos de ensino.
O multiculturalismo é um conceito que diz respeito às questões culturais em uma sociedade, principalmente nos tempos atuais, onde a globalização permitiu que diversas culturas se encontrassem em um mesmo local, por exemplo no Brasil, um pais de dimensões continentais e que acolhe diversas culturas, porém algumas sofrem preconceito.
O multiculturalismo não é uma questão de governabilidade e sim de direitos humanos e deve ser prioridade também no âmbito político, fazendo parte da agenda de transformações e promovendo questões sociais e lutas sociais.