Português, perguntado por nicolasalexandre452, 6 meses atrás

(PUC) O poeta francês S. Mallarmé, referindo-se ao Simbolismo, afirma: “Nomear um objeto é suprimir três quartos do prazer do poema, que é feito da felicidade em adivinhar pouco a pouco, sugeri-lo, eis o sonho... Deve haver sempre enigma em poesia, e é o objetivo da Literatura – e não há outro – evocar os objetos.”.
a) Demonstre neste trecho de Cruz e Sousa como essa afirmação se confirma. Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas! Ó Formas vagas, fluídas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras
b) que recurso estilístico o poeta usa pra criar a sugestão?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulamariane2007
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Resposta:

Explicação:

1- O poeta francês S. Mallarmé, referindo-se ao Simbolismo, afirma: “Nomear um objeto é suprimir três quartos do prazer do poema, que é feito da felicidade em adivinhar pouco a pouco, sugeri-lo, eis o sonho... Deve haver sempre enigma em poesia, e é o objetivo da Literatura – e não há outro – evocar os objetos.”. Demonstre neste trecho de Cruz e Sousa como essa afirmação se confirma. "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras/ De luares, de neves, de neblinas!/ Ó Formas vagas, fluídas, cristalinas.../ Incensos dos turíbulos das aras... 2-"Eras a sombra do poente/ Em calmarias bem calmas;/ E no ermo agreste, silente,/ Palmeira cheia de palmas./ Eras a canção de outrora,/ Por entre nuvens de prece;/ Palidez que ao longe cora/ E beijo que aos lábios desce./ Eras a harmonia esparsa/ Em violas e violoncelos:/ E como um voo de garça/ Em solitários castelos./ Eras tudo, tudo quanto/ De suave esperança existe;/ Manto dos pobres e manto/ Com que as chagas me cobriste./ Eras o Cordeiro, a Pomba,/ A crença que o amor renova.../ És agora a cruz que tomba/ À beira de tua cova." O texto em pauta, de Alphonsus de Guimaraens, apresenta nítidas características do simbolismo literário brasileiro. Releia-o com atenção e, a seguir: Aponte duas características tipicamente simbolistas do poema. Justifique sua resposta.

Respostas

Resposta postada por: pattiniantonia92

resposta:

yasmin denuncia meu comentario tem alguma foto pois tentei proucura no gogle nao achei e da biblia?

explicação:

Resposta postada por: ClaudioOliveraAluna

Ametáfora é a comparação de um objeto , ser etc sem utilizar a palavra como

Resposta postada por: rafaela7745

C

por porqueudjememsnsjs

Resposta postada por: fernanda0630

Essa única frase é um exemplo de voz passiva, por quê o sujeito está sofrendo a ação.

Respondido por MPia22
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A - No trecho do poema, Cruz e Souza confirma a fala do poeta francês S. Mallarmé ao descrever em seus versos apenas as formas do objeto que pretende apresentar ao leitor, sem dizer a ele do que se trata, deixando-o livre para imaginar, sonhar.

B - Para criar a sugestão, Cruz e Souza utiliza a figura de linguagem chamada apóstrofe, um recurso estilístico que tem a intenção de realizar uma invocação, nesse caso do objeto que não é identificado por ele.

O que é Apóstrofe

Recurso estilístico muito utilizado em textos literários e, especialmente, em poemas, a apóstrofe é uma figura de linguagem utilizada para chamar a atenção do leitor para aquilo que ele está lendo.

Classificada como figura de pensamento, a apóstrofe é uma invocação, um chamamento para algo específico, seja ele real ou do imaginário, do poeta / autor.

No poema de Cruz e Souza, ele utiliza a apóstrofe para introduzir as formas de um objeto ao leitor, mostrando a importância que cada traço dessa forma apresenta, invocando o objeto através de sua forma de maneira a expressar uma grandiosidade, com a intenção de despertar uma maior curiosidade no leitor.

Vejamos abaixo mais exemplos de versos que contam com o uso da apóstrofe:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal.”

[Fernando Pessoa]

Olha Marília, as flautas dos pastores,

Que bem que soam, como são cadentes!”

[Bocage]

Conheça mais sobre Apóstrofe aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/54427115

Conheça mais sobre Simbolismo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/8741242

#SPJ5

Anexos:
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