História, perguntado por vitvitoriaa, 9 meses atrás

(PUC-MG) A Revolução do Mestre de Avis (1383-1385) possibilitou a ascensão de uma nova dinastia em Portugal, com d. João I, estendendo-se até 1580, quando ocorreu a União Ibérica. A vitória de d. João I, o mestre de Avis: *

1 ponto

a) implicou uma reorientação da política expansionista portuguesa, ameaçando os interesses espanhóis na região de Flandres.

b) proporcionou o alargamento territorial com uma política agrária agressiva, visando à obtenção de recursos destinados à colonização ultramarina.

c) contou com o apoio da França contra a Inglaterra e a Espanha, países rivais de Portugal nas disputas ultramarinas.

d) deu uma nova orientação à política expansionista, voltando-se para o ultramar, sendo a conquista de Ceuta seu marco inicial.

2. Durante a Baixa Idade Média, ocorreu em Portugal a denominada Revolução de Avis (1383-1385), que resultou em uma mudança dinástica, cuja principal consequência foi: *

1 ponto

a) o enfraquecimento do poder monárquico diante das pressões localistas que ainda sobreviviam nas pequenas circunscrições territoriais do Reino.

b) o surgimento de uma burguesia industrial cosmopolita e afinada com a mentalidade capitalista que se instaura na Europa.

c) o início das grandes navegações marítimas, que resultaram no descobrimento da América e no reconhecimento da Oceania pelos lusitanos.

d) o início do processo de expansão ultramarina, que levaria às conquistas no Oriente, além da ocupação e do desenvolvimento econômico da América portuguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por aboutis
229

Resposta:

1) D

2) C

Explicação:

revolução de avis: começo da unificação do reino de Portugal que teria como consequência o inicio da expansão ultramarina


vitvitoriaa: obrigadaaaah
giiiiacalisto: certin
Garota3D: Ano novo, métodos antigos kkkj
kkreniskicarvalho: obgddd
K1rito: Ty
LuffyUzumaki: vlw
DARKSIDER010011: yes baby thank you
Respondido por LarissaMoura3
26

1 - A vitória implicou uma reorientação da política expansionista portuguesa, ameaçando os interesses espanhóis na região de Flandres. Letra A.

A dinastia de Portugal perdurou até o ano de 1580 e se findou devido a implantação da União Ibérica. A vitória de D. João I, conhecido como o mestre de Avis, resultou em uma reorientação da política de expansão de Portugal, o que ameaçou os interesses da Espanha em Flandres.

2 - A principal consequência foi o início das grandes navegações marítimas, que resultaram no descobrimento da América e no reconhecimento da Oceania pelos lusitanos. Letra C.

A Revolução de Avis (1383-1385) foi a responsável por uma mudança na dinastia de Portugal, esse fato ocorreu na baixa idade média e teve como consequência o início das grandes navegações marítimas e no descobrimento da América.

Bons estudos!


corna14: a 1 tá errada, resposta correta é C)deu uma nova orientação à política expansionista, voltando-se para o ultramar, sendo a conquista de Ceuta seu marco inicial. Fiz no Classroom
reidaJBL: isso ae man
Perguntas interessantes